Atividades

Saídas a campo

Na ESTA, acreditamos que é muito importante para o nosso aluno conhecer in loco os conceitos apresentados no conteúdo escolar e, portanto, desenvolvemos diversos trabalhos fora do ambiente da sala de aula. Além disso, trabalhar fora da sala convencional passa a ser uma forma de propor ao aluno uma participação ativa no processo de construção do conhecimento, oferecendo meios para que ele possa tornar-se um cidadão dinâmico e interessado em atuar de forma efetiva na comunidade, contribuindo para uma sociedade melhor em todos os aspectos.  Para isso, temos um cronograma completo de excursões/saídas a campo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Saiba mais:
 

INFANTIL III

  • ESPAÇO CORRE CUTIA

A saída a campo ao Corre-Cutia tem como principal objetivo resgatar brincadeiras antigas em um ambiente que privilegia o contato com a natureza e a infância de quintal, tão rica, criativa e repleta de experiências lúdicas e artísticas. Ao brincar, a criança está criando narrativas, falando de si própria, do seu tempo e da cultura em que vive, favorecendo o desenvolvimento integral dos campos afetivo e cognitivo.

1º EF

  • EDITORA CLÁSSICA

A saída a campo com o 1º ano do ensino fundamental à Editora Clássica, além de enriquecer o projeto literário anual, tem como intuito incentivar a leitura e apresentar espaços lúdico-pedagógicos que aguçam a curiosidade e estimulam a reflexão e a expressão das crianças. Na oportunidade, os alunos vivenciarão brincadeiras e atividades enfocando o repertório literário que será trabalhado.

2º ANO EF

  • VISITA AO PARQUE ECOLÓGICO VALE VERDE
    PROJETO INTERDISCIPLINAR PARQUE ECOLÓGICO VALE VERDE

Estar perto da natureza e enriquecer o conteúdo sobre os seres vivos de uma forma diferente é o objetivo da visita a campo feita pelos alunos do 2º ano EFI à Fazenda Vale Verde.

As turmas participam de oficinas que proporcionaram várias atividades curiosas, como alimentar o Lóris, passear pelo labirinto, realizar a reciclagem, conhecer os animais e as plantas do local e aprender um pouco mais sobre os répteis no Papo Animal.

A partir dessa vivência, os alunos ficam mais conscientes da riqueza da fauna e flora e passam a ter atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente.

  • VISITA AO SACOLÃO OU SUPERMERCADO
    PROJETO INTERDISCIPLINAR CUIDANDO DA SAÚDE FÍSICA E FINANCEIRA

Aprender a se alimentar bem, consumir com responsabilidade e de forma sustentável é o que esperamos das turmas do 2º ano EFI.

Juntamente com a realização dos projetos interdisciplinares sobre a alimentação, empreendedorismo e projeto de vida, oferecemos aos alunos a visita a um ponto comercial, onde podem desenvolver as seguintes habilidades: entender a função do dinheiro e refletir sobre a melhor forma de utilizá-lo, aprender a lidar com o cliente e oferecer produtos de qualidade e preço bom, conhecer a dinâmica de compra e venda de vários produtos, sua forma de apresentação, armazenamento e prazo de validade, comparar as ofertas e fazer as melhores escolhas, resolver situações-problema com o olhar de um consumidor consciente, adquirir hábitos saudáveis de alimentação.

É com esse aluno-cidadão que queremos contar para transformar os hábitos alimentares e de consumo diminuindo gastos e preservando os recursos naturais do planeta.

3º ANO EF

  • VISITA À FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNCIA DE BH
    PROJETO EXPEDIÇÃO CORUJA E PROJETO UM OLHAR SOBRE BELÔ

A visita noturna ao Zoo é caracterizada por pura ansiedade e mistério, aliados à curiosidade de se conhecerem os hábitos noturnos dos animais, numa noite de lua cheia.

É surpreendente quando você descobre que existe um cuidado especial para tratar esses animais e que através dos sentidos e instintos, a sobrevivência deles é garantida.

Outro fato importante dessa visita é o trabalho em equipe proposto. Os alunos aprendem a compartilhar a solidariedade, a empatia, a coragem e o respeito a toda forma de vida. Controlam as emoções e o corpo. São desafiados a ouvir e silenciar na hora certa. Apuram a escuta na percepção de vários sons.

Para todos que participam dessa visita noturna sempre fica um gostinho de quero mais.

  • VISITA AO MAO – MUSEU DE ARTES E OFÍCIO
    PROJETO UM OLHAR SOBRE BELÔ

Com o objetivo de enriquecer o projeto interdisciplinar sobre Belo Horizonte e conhecer a história do trabalho no Brasil, os alunos do 3º ano EFI têm a oportunidade de participar do Trilhas & Trilhos, programa educativo do Museu de Artes e Ofício.

Visitam a Trilha do Comércio, onde têm a oportunidade de refletir sobre a função do comércio, as conexões entre o passado e o presente e as mudanças sofridas na dinâmica de compra e venda.

Os alunos conhecem, também, a história rude, mas cheia de poesia e aventuras, de tropeiros, canoeiros, ambulantes e mascates.

Antes da visita, as turmas são recebidas pela equipe de monitores do museu que apresentam sua história, a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural de um lugar e fazem a reflexão sobre as potencialidades educativas que o museu apresenta.

  • VISITA AO CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA
    PROJETO UM OLHAR SOBRE BELÔ

O presente é fruto do passado, e entender esse processo através de um passeio, tendo como transporte uma jardineira, é o que vivenciaram as turmas do 3º ano EFI ao participarem do projeto MOVA.

Conhecer o Conjunto Moderno da Pampulha (recentemente condecorado como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO), ouvir histórias sobre sua construção e sobre as personagens dessa época, visitar locais como o  Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile,  o Iate Tênis Clube e a Casa JK e apreciar a beleza da Igrejinha São Francisco de Assis foram atividades desenvolvidas pelos alunos durante uma tarde de trabalho.

Não podemos deixar de mencionar que o grupo também aproveitou o momento de convivência para potencializar o trabalho em equipe e aprimorar o olhar valorizando o patrimônio cultural e histórico da nossa cidade.

  • VISITA AO MINEIRÃO
    PROJETO UM OLHAR SOBRE BELÔ

Ao desenvolver o projeto Um olhar sobre Belô, os alunos do 3º ano não poderiam deixar de aproveitar essa nova opção de cultura, entretenimento e lazer em Belo Horizonte, que é a visita ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF).

O programa educativo do museu permite aos visitantes um mergulho ao universo do futebol.

Visitar a exposição e o estádio de forma lúdica é o principal objetivo dessa saída a campo. Neste ano de Copa, nada mais enriquecedor do que compreender o futebol em seu contexto social, cultural e político.

4º ANO EF

  • VISITA A OURO PRETO
    PROJETO CONSCIÊNCIA DE SER MINEIRO: AS ESQUINAS DE MINAS

Uma aula de história sobre o período do ouro e seus desdobramentos no cenário onde ocorreu a formação do nosso estado: esse é o principal objetivo da visita a Ouro Preto realizada pelos alunos do 4º ano.

A cada local visitado o aluno tem a oportunidade de vivenciar o que aprendeu, perceber a integração dos conteúdos estudados em sala, reconhecer a importância do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Ouro Preto e reconhecer características do bioma da região durante a viagem de trem para Mariana.

Após a visita a campo, o grupo adquire um novo olhar sobre a importância das tradições mineiras e da preservação da nossa história. Desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do outro, quando vê na prática aquilo que lê nos livros e aprimora a capacidade da escuta e observação.

  • VISITA AO MERCADO CENTRAL
    PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE

Considerado um dos pontos turísticos mais queridos de Belo Horizonte, o Mercado Central retrata a cultura de Minas, bem como suas riquezas artesanais e alimentícias.

O Projeto Consumidor do Futuro, criado pelo mercado, aliado ao Projeto de Educação Financeira desenvolvido pelas turmas do 4º ano têm como objetivo fazer com que os alunos assumam a postura de consumir com consciência e de forma sustentável.

Conhecer a história do mercado, passear pelos seus corredores, observar suas bancas, experimentar seus produtos, dividir espaços com pessoas de diversas nacionalidades e escutar os trabalhadores de lá nos permite entender quão especial é esse lugar.

  • VISITA AO MUSEU MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
    PROJETO MINAS GERAIS VALE OURO

Aliar o conhecimento com o uso da tecnologia, trazendo como pano de fundo a história das tradições do povo mineiro, enriquece a visita ao Memorial Minas Gerais Vale.

Com ambientes que misturam o real e o virtual, os alunos aprendem sobre a história de Minas com experiências e sensações que os levam do século XVIII ao século XXI.

Através do uso de variadas mídias, as turmas conhecem a vida e a obra de artistas símbolos de Minas Gerais.

As heranças históricas apresentadas no museu conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, sua formação, suas famílias e os homens públicos do Estado.

  • VISITA À CASA FIAT DE CULTURA
    CONSTRUÇÕES AFETIVAS: NELLO NUNO E ELIANA RANGEL
    PROJETO DE ARTES

Com o objetivo de desenvolver habilidades, como reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais e analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos, realizaremos com os alunos do 4º ano a visita à exposição CONSTRUÇÕES AFETIVAS: NELLO NUNO E ELIANA RANGEL.

Segundo o artista plástico Márcio Sampaio, na mostra, “o espectador tem, diante de si, a afirmação da pintura como linguagem e como espaço para trabalhar sentidos de vida, capaz de mobilizar raciocínios e emoções, proposta por duas fortes personalidades artísticas e humanas”. O foco da visita à exposição será a pintura como linguagem, por meio da apresentação de análises das cores, texturas e composições das obras.

5º ANO EF

  • VISITA À FAZENDA ENGENHO D’ÁGUA
    PROJETO CONSCIÊNCIA E MEIO AMBIENTE

A visita à fazenda Engenho D’Água já é histórica.

Lugar de beleza única, oferece, além do carinho especial de todos que nos recebem, a oportunidade de conhecer ações de preservação do meio ambiente, como o uso de energias alternativas, o cultivo de plantas medicinais, o cuidado com os animais e plantas nativas da região e o envolvimento da comunidade em projetos de desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.

Voltamos desse passeio diferentes, com saudades, com muita vontade de aplicar o que aprendemos e de transformar o meio em que vivemos.

  • VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS DA UFMG
    PROJETO CUIDANDO DO CORPO E DA MENTE

A visita ao Museu de Ciências Morfológicas permite aos alunos do 5º ano uma observação do corpo humano.

As exposições mostram o desenvolvimento embrionário e fetal; as diferentes etapas da formação do corpo humano; os órgãos, sistemas e atividades sensoriais; a gestação humana; o esqueleto humano e estrutura muscular; o cérebro humano e muito mais.

A partir desse contato e aprendizado, o aluno cria uma proximidade e uma responsabilidade maior com o corpo e busca uma maior qualidade de vida, valorizando e preservando a saúde que tem.

6º ano

  • ROTA LUND

Esse projeto propicia um contato com o patrimônio ambiental de Minas Gerais e o conhecimento de sítios arqueológicos e grutas tão próximas de Belo Horizonte. A literatura brasileira, representada nas obras de Guimarães Rosa, é abordada na visita ao Museu Casa Guimarães Rosa, momento em que os alunos aprendem um pouco mais sobre a vida e obra desse importante escritor brasileiro.

7º ano

  • SÃO JOÃO DEL REL E TIRADENTES

Essa visita permite ao aluno conhecer as cidades históricas mineiras, identificar e analisar os principais locais, a vegetação e o clima, a urbanização e as construções antigas de ambas localidades. Além disso, objetiva proporcionar aos seus estudantes uma relação de preservação e de conhecimento com o nosso passado, levando-os à reflexão sobre o papel do cidadão na História.

  • RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DO CARAÇA
    PROJETO GUARÁ

O PROJETO GUARÁ possibilita a visita dos alunos do 7º ano à Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça, localizado entre os municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara, no contraforte da Serra do Espinhaço.

Os objetivos da proposta buscam atender às demandas do trabalho desenvolvido na Escola, bem como a prática da autonomia por parte dos alunos, entrosamento e fortalecimento da equipe, contato com a natureza e vivências diversas.

À noite, o ponto alto da visita: a espera pelo lobo guará. E ele vem cheio de graça e confiança, ciente de que é o dono da festa. Ali, do lado de fora da igreja, numa roda e sob as estrelas, os alunos experimentam a alegria de vivências em grupo, tão importantes para a vida!

O parque apresenta rica biodiversidade e a equipe de professores e guias leva o grupo pelas trilhas e cachoeiras, desvendando o que o lugar tem a oferecer.

8º ano

  • PETRÓPOLIS

Essa visita permite que se trabalhe o período Imperial Brasileiro, desde a chegada da Corte Portuguesa em 1808 até a Proclamação da República em 1889. A cidade de Petrópolis possui lugares de visitação que proporcionam aos alunos o enriquecimento pedagógico do que será apresentado em sala de aula. A visita aos Museus, Igrejas e à Casa de Santos Dumont, por exemplo, possibilita a sensibilização para a preservação dos patrimônios históricos brasileiros.

9º ano

  • PAIOL GRANDE

Todos os anos, tradicionalmente, alunos do 9º ano passam 4 dias no ACAMPAMENTO PAIOL GRANDE em São Bento do Sapucaí, São Paulo.

Além da oportunidade de congraçamento e fortalecimento das relações interpessoais (alunos e alunos, alunos e professores), habilidades e competências essenciais são exploradas e colocadas em xeque em todos os momentos: autonomia, responsabilidade, superação de desafios, trabalho em equipe, agilidade, raciocínio rápido, tomada de decisões, destreza, autoconfiança, autodomínio e muitas outras.

Atividades como patinação, cama elástica, hipismo, canoagem, pesca, gincanas diurnas e noturnas, escalada e caminhadas, “boate”, e os esportes tradicionais como futebol, vôlei, tênis, e piscina, fazem com que a temporada passe num piscar de olhos.

No encerramento da temporada os alunos trocam impressões ao redor da fogueira. É um momento único, muito especial e de muita emoção. Impossível deixar de participar!

1º ano EM 

  • ANGRA DOS REIS

A saída a campo do 1º ano EM para Angra dos Reis/Vassouras tem como escopo o estudo da Biologia Marinha, uma vez que a ecologia e os ecossistemas marinhos estão entre os principais conteúdos da série. A área de Ciências da Natureza, junto à área das Ciências Humanas, traça como objetivos para a viagem a ampliação e sedimentação dos conceitos aprendidos durante as aulas em sala, promovendo, de forma prática e lúdica, uma visão holística do meio ambiente. Afinal, nada melhor do que observar os oceanos, maior reservatório de seres vivos do planeta para se pesquisarem todas as características desse ambiente enquanto habitat de uma enorme gama de espécies de seres vivos.

 2º ano EM

  • BUENOS AIRES

A saída a campo do 2º ano EM para Buenos Aires/Argentina é uma grande oportunidade de diversificação das ferramentas de aprendizagem. Tendo como foco a área das Ciências Humanas e de Códigos e Linguagens, a viagem proporciona aos alunos uma vivência prática abrangente da Língua Espanhola e de importantes temas do conteúdo programático da série como: Independência da América Espanhola, a formação do Estado Nacional Argentino e as relações sócio-histórico-políticas entre o Brasil e a região platina.

Para completar, outras riquezas exploradas estão no âmbito das artes e linguagens, privilegiando-se encontros com o universo de Jorge Luis Borges, Quino e até mesmo Tarsila do Amaral. Esse projeto é extremamente relevante na ampliação e sedimentação dos conteúdos aprendidos no cotidiano escolar e para obtenção de novas visões de mundo a partir do capital cultural adquirido.


 

Obs.: os destinos das saídas a campo de cada série poderão sofrer alterações.

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Programa College Connection

O Programa College Connection, desenvolvido em parceria com a Daquiprafora – consultoria educacional que há mais de 15 anos já preparou mais de 2400 estudantes de diversas escolas para os processos seletivos de universidades estrangeiras (conquistando mais de R$100 milhões de reais em bolsas de estudos) – objetiva auxiliar a preparação de alunos do 9º ano do Ensino … leia mais

Fique por dentro

Certificado de excelência

escolasexp

Escola Santo Tomás de Aquino conquista certificação de “Escola Exponencial” e ganha selo de excelência na maior pesquisa de satisfação escolar do Brasil. leia mais