Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Da Educação Infantil ao 2º ano, a proposta pedagógica da Escola Santo Tomás de Aquino tem como  alicerce o processo contínuo de desenvolvimento integral do ser humano, que garanta escolhas autônomas, alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social. Para além das competências cognitivas, temos abordagens assertivas e inovadoras para o fortalecimento das competências socioemocionais como a autoestima, a perseverança, a responsabilidade, a sociabilidade, a consciência e a autonomia.

 

Os nossos princípios básicos são:

 

1- Formação Integral do aluno à luz dos valores cristãos de solidariedade e respeito ao próximo, buscando o desenvolvimento de cidadãos responsáveis, críticos, autônomos, éticos, aptos para prosseguirem na vida em ambientes de trabalho cooperativos e colaborativos.

 

2- A parceria família e escola é o elo fundamental para a formação do indivíduo. Valorizamos a presença dos responsáveis na Escola por meio de projetos, atividades e eventos de integração.

 

3- O entendimento da educação como processo humano e contínuo. Cada aluno é único e tem sua história de vida, suas peculiaridades e especificidades.

 

4- Uma educação para a autonomia, incentivando o protagonismo do aluno que assume com responsabilidade suas escolhas e ações.

 

5- A qualidade pedagógica e a atuação constante da direção, coordenação e corpo docente promovendo a otimização do processo de ensino-aprendizagem com objetivos claros, coerentes e consistentes.

 

6- As novas tecnologias como ferramenta importante para aprimorar a prática pedagógica e que garanta a comunicação efetiva entre família e escola de forma segura.

 

7- A ESTA valoriza as atividades físicas para além das habilidades motoras e dos fundamentos do Esporte, desenvolvendo em nossos alunos habilidades e competências como desempenho, ética, disciplina, persistência, superação, eficiência, satisfação e trabalho em equipe.

8- A responsabilidade social é desenvolvida por meio de vivências e convivências com as diferentes realidades sociais que permitem que nossos alunos sejam agentes transformadores da sociedade.

 

9- A valorização e a formação continuada dos nossos professores, que permite oferecer um ensino de qualidade, com profissionais capacitados, atentos às demandas da contemporaneidade.

 

10- A consolidação das habilidades e competências dos nossos alunos para terem sucesso naquilo a que se propuserem/decidirem como Projeto de Vida, permitindo-lhes prosseguir nos estudos nas melhores universidades do país e do mundo. Para isso, as práticas pedagógicas adotadas prezam metodologias pautadas na relação entre teoria e prática que desenvolvam a sensibilidade quanto aos problemas sociais, ambientais, econômicos e que busquem a preparação para o mercado de trabalho.