Pedagoga reforça excelência acadêmica e concepção humanista da Escola Santo Tomás de Aquino

Prestes a completar quase sete décadas de sua fundação, a Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA) tem à frente de sua direção, desde dezembro do ano passado, a pedagoga Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, reconhecida profissional na área de educação.

 

Com doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgínia sempre pautou sua carreira profissional pela visão da educação integral. Dona de um currículo invejável, Virgínia já publicou dezenas de artigos sobre educação em jornais e livros. “Este é mais um desafio em minha vida profissional. É muito gratificante estar à frente de uma instituição renomada e realmente preocupada com a educação de forma humanista”, ressalta.

 

Fundada por Maria Terezinha Campos Machado e Maria Sylvia Castro Alvim, a ESTA completou 69 anos no último dia 07 de março. De acordo com Virgínia, em preparação aos 70 anos que serão comemorados em 2024, o colégio iniciará, este ano, algumas atividades para celebrar as sete décadas. “A minha intenção é manter o que a escola propõe, agregando a inovação que sempre foi uma marca da instituição de ensino. Vamos cuidar da excelência acadêmica e, claro, da questão humanista”, observa.

 

Para 2023, a Santo Tomás de Aquino pretende potencializar os projetos institucionais desenvolvidos em anos anteriores, bem como promover outras ações. “Queremos trilhar um caminho para uma educação de excelência onde os estudantes sintam-se capazes de aprender e se relacionar com seus pares, com outras pessoas e com o planeta de uma forma cada vez mais saudável. Com esse objetivo, a escola busca contribuir para a compreensão das diferentes realidades em um ambiente facilitador que prevaleça a segurança emocional, a compassividade e o respeito”, ressalta Virgínia.

 

Ações

 

A Escola Santo Tomás de Aquino instituiu, em 2023, o Núcleo de Desenvolvimento Psicológico e Socioemocional, responsável pela formação e pela articulação de ações direcionadas à promoção de uma cultura de convivência escolar.

 

Outra ação importante é a criação da turma pré-vestibular, a Destaque ESTA, que contará com aulas ministradas aos alunos do Ensino Médio por professores renomados de todo o Brasil.

 

A pedagoga também tem reforçado a cultura olímpica institucional. Os estudantes estão sendo incentivados a participar das Olimpíadas do Conhecimento de diversas disciplinas.

 

“Quando recebi o convite para assumir a direção da instituição, firmei o compromisso de, junto com toda a comunidade educativa, de garantir a excelência acadêmica da educação com inovação”, conclui Virgínia Coeli.

 

Audácia das fundadoras

 

Maria Terezinha Campos Machado e Maria Sylvia Castro Alvim não se deixarem intimidar pela frágil expressividade feminina na sociedade da época, em 1954, e com coragem e audácia conseguiram, com o apoio do então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio Santos Cabral, fundar a escola que viria a ser uma das grandes referências pedagógicas da capital mineira.

 

Inspirada em Santo Tomás de Aquino, unindo razão, fé cristã e valores éticos, a escola, aos poucos, começou a tornar-se realidade. A primeira sede funcionava na rua dos Guajajaras, mas, pouco tempo depois, foi transferida para a rua dos Timbiras. Em 1978, a sede foi para o bairro São Bento, onde está até hoje.