1998 a 2008

O coral Cantores da ESTA realizou em 1998, uma linda apresentação na Prefeitura de Belo Horizonte, para o então prefeito Célio de Castro.

Em 1999, a ESTA recebeu a visita do grupo indígena Pataxós como fechamento do projeto pedagógico desenvolvido pelo Fundamental I e II, apresentando informações sobre a vida dos povos indígenas e sua diversificada cultura.

Os alunos da ESTA fazem apresentações musicais na Inauguração do Parque Ecológico da Barragem Santa Lúcia e a Escola se sente honrada em continuar fazendo parte da história do Bairro São Bento e da cidade de Belo Horizonte.

Em 2000 A ESTA participa do 1º Intercolegial Mercantil do Brasil de Futebol Society.

A Copasa reproduz uma cartinha desenvolvida por um aluno da 2ª série do Fundamental I, constando informações sobre a utilização da água e breves palavras para uma funcionária da limpeza. Esse material foi exposto em um informativo interno da Copasa.

Importante instrumento de enriquecimento pedagógico, os alunos da ESTA brilharam ao desenvolverem o projeto ‘XPTO, Descobrindo o Rio São Francisco”, em 2001.

O ano letivo de 2003, foi marcado com apresentação teatral dos alunos do 9º ano do Fundamental II.

Em 2004, A ESTA celebra seus 50 anos com diversas atividades: apresentações artísticas, encontros de ex-alunos, palestras, mesas redondas, com direito a participação de personalidades com Içami Tiba e Leila Ferreira. Para completar a festa, Maria Terezinha C. Machado é agraciada com o título de cidadã honorária de Belo Horizonte.

As comemorações pelo cinquentenário não pararam por aí. Uma missa celebrada pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, na Igreja Santo Inácio de Loyola, completou o período festivo da ESTA.

Em 2007, a ESTA perdeu D. Maria Sylvia Machado. Sempre será lembrada pela sua competência e seriedade profissional.