1987 a 1997

A ESTA faz 35 anos, unindo experiência e inovação no fazer pedagógico. A comemoração foi marcada com apresentação da banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

O dia 25 de novembro de 1991 ficou marcado pela belíssima exposição “Formas e Contraformas” de diversos tipos de arte como Pontilhismo e Desestruturação. A ESTA valorizando a arte como processo de aprendizagem.

Em 1992, ex-alunos da ESTA organizaram um grande encontro de 24 anos de formados. O evento contou com a presença de antigos professores da instituição.

Em junho de 1993, a ESTA preparou-se para a implementação do Laboratório de Informática modernizando o processo de ensino e aprendizagem.

Em 1994, a ESTA faz 40 anos e comemora promovendo o seu I passeio ciclístico. Para fechar com chave de ouro a celebração, Maria Terezinha C. Machado e Maria Sylvia C. Alvim são agraciadas com a Medalha Santos Dumont, recebida das mãos do então governador Hélio Garcia.

O Grupo de teatro GESTA comemora 10 anos encenando grandes espetáculos e proporcionando aos alunos e alunas a visão do lúdico-cultural e aprendizado por meio da dramaturgia.

A ESTA recebe carta da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais e Superintendência de Desenvolvimento do Ensino, parabenizando a instituição pelo projeto ‘Gente Consciente’ que abordou os ideais e feitos de Zumbi dos Palmares, sob o tema: Zumbi dos Palmares vai às Escolas, incluindo a comemoração dos 300 anos do Quilombo Zumbi dos Palmares, em 1996.

Em abril de 1997 é lançado “Estamos Aí”, editorial escrito e publicado pelos alunos e alunas da ESTA abordando o cotidiano e os eventos estudantis.