Fique por dentro

Notícias

Responsabilidade social e formação docente

A valorização docente e o incentivo à formação continuada são princípios fundamentais na prática pedagógica da ESTA. Em plena vivência da chamada 4ª Revolução Industrial, os educadores são desafiados a promover a ressignificação do trabalho de educar.

Como ensinar às crianças e aos jovens competências empreendedoras, inovadoras e de cooperação, sem o domínio de tais habilidades?

Atenta à função social da escola na promoção de uma educação de qualidade e alinhada às demandas do mundo atual, a ESTA, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, vem expandindo a formação continuada de professores às escolas parceiras da rede pública e privada.

WhatsApp Image 2018-12-19 at 11.50.17

 

Neste ano, foram realizadas formações e atualizações em serviço com a Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho e com as Obras Pavonianas, em que os docentes levantaram questões e desafios próprios de cada escola, além de terem sido apresentadas metodologias de ensino, materiais, jogos e projetos educacionais.

Para a diretora pedagógica da ESTA, Cynthia Bueno, essa interação e a troca de experiências e de saberes foi extremamente enriquecedora, o que atesta os benefícios da parceria entre escolas públicas e privadas. “Trabalhar com educação e investir na carreira docente exige empenho e dedicação constantes. Por meio dessas ações de responsabilidade social, a ESTA reafirma a sua função de receber e compartilhar conhecimento”, completou Cynthia.

A supervisora da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, Inês Lima, considera que as formações contribuíram imensamente para o dia a dia dos professores e para a reflexão sobre as práticas pedagógicas. “Estamos inseridos na mesma comunidade e enquanto escola temos o mesmo objetivo, que é formar pessoas. Portanto, essa parceria enriquece muito o nosso trabalho, tanto de um lado quanto de outro”, concluiu.

Ao total, foram seis encontros formativos realizados ao longo de seis meses, envolvendo 30 educadores das instituições parceiras, além de professores, supervisores e coordenadores da ESTA. Para o próximo ano, o Núcleo de Responsabilidade Social da ESTA prevê novas iniciativas, reafirmando o seu compromisso e responsabilidade com a comunidade do entorno e com a sociedade.

 

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Biblioteca

O desenvolvimento da competência leitora não é uma tarefa fácil e toda a escola, não apenas o professor de Língua Portuguesa, deve organizar-se em torno de formar leitores e produtores de textos aptos para o manejo claro e definido de diversos gêneros textuais. Um adulto apaixonado pela leitura é capaz de tornar a criança ou … leia mais

Fique por dentro

Inscrições abertas para a 11ª ONHB

olimp-hist-site

Alunos do 8º ano EF ao 3º ano EM poderão se organizar em equipes e se inscrever para participar das aulas preparatórias para a Olimpíada Nacional de História do Brasil. leia mais