Fique por dentro

Notícias

Simulação ESTA

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Escola Santo Tomás de Aquino inaugurou mais um significativo projeto para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ª e 2ª séries do ensino médio: a Simulação ESTA (Sim.ESTA). Como o próprio nome já sugere, a Sim.ESTA tem como finalidade principal fomentar a reflexão e a discussão de assuntos da atualidade, proporcionando aos alunos um ambiente diplomático de simulação de comitês da ONU, utilizando a mesma metodologia do Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MINIONU) – promovido há 20 anos pela PUC Minas.

Para a primeira edição da SIM ESTA, foram organizados três comitês de trabalho, com os mesmos temas propostos pelo MINIONU 2020, além de um comitê de imprensa, exclusivo para os alunos do 9º ano:

  1. OIT: Trabalho análogo à escravidão na indústria da moda.
  2. OIM: Migrações e refugiados.
  3. CE: Energia e diplomacia.

 

Ao se contemplarem tais temas, espera-se que os delegados e diretores de cada comitê – alunos que participam do evento – compreendam o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos socioambientais no mundo. Por meio de vivências práticas que envolvem pesquisas, reflexões, debates, momentos de crises e interações em grupo, a Sim.ESTA prepara os alunos para o MINIONU, além de desenvolver competências importantes para a vida, como capacidade de investigação, argumentação, oratória, resolução de conflitos, trabalho em equipe, empatia e respeito ao próximo.  

Cynthia Cleto, supervisora da área de Ciências Humanas, avaliou que a primeira edição da Simulação ESTA foi uma rica oportunidade de aprendizado, que possibilitou aos alunos entrarem em contato com temas atuais da geopolítica, de diferentes formas. Destacou também o desenvolvimento de diversas habilidades. “A partir da agenda e das crises criadas pelos diretores da mesa, os alunos colocaram em prática seus argumentos, através de discursos diplomáticos e fundamentados, trabalhando a oratória e a empatia. Para mim, o grande sucesso da Sim.ESTA é permitir que o nosso aluno seja protagonista na produção do conhecimento, de modo que ele se sinta parte da construção do seu saber”, concluiu.

Para Théo Kapp, aluno da 1ª série do ensino médio, a Sim.ESTA foi uma experiência que fez com que os alunos enxergassem assuntos importantes do dia a dia sob o ponto de vista da cidadania e da política. Ele destacou: “Foi inacreditável ver como os alunos que você encontra no corredor incorporaram e defenderam de verdade o pensamento e a ideologia do país que estavam representando”. A aluna Clara Jacob, da 2ª série do ensino médio, nunca havia participado de uma simulação nos moldes da MINIONU e achou interessante aprender, na prática, como funciona os encontros da ONU. “Foi um evento sério, que exigiu dos alunos uma posição diplomática sobre diversos assuntos, representando vários países, foi muito legal isso”, concluiu. 

Para os próximos anos, o objetivo é estender as discussões da Simulação ESTA para outras áreas do conhecimento, além das Ciências Humanas. Que venham as próximas edições da Sim.ESTA!

Acompanhe como foi a primeira edição da Sim.ESTA, por meio do Instagram atualizado pelos próprios estudantes que integram o comitê de imprensa: @sim_esta.

 

 

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Acampamento Paiol Grande

Há mais de 40 anos, tradicionalmente, alunos do 9º ano passam 4 dias no ACAMPAMENTO PAIOL GRANDE em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Além da oportunidade de congraçamento e fortalecimento das relações interpessoais (alunos e alunos, alunos e professores), habilidades e competências essenciais são exploradas e colocadas em xeque em todos os momentos: autonomia, … leia mais

Fique por dentro

Simulação ESTA

sim-esta

Primeira edição do evento possibilitou aos alunos entrarem em contato com temas atuais da geopolítica e desenvolver habilidades importantes por meio de pesquisas, discussões e argumentações.  leia mais