Fique por dentro

Notícias

Rompimento da barragem de Fundão é tema do Júri Simulado da ESTA

No mês em que a maior tragédia ambiental do Brasil – o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG) – completa três anos, aproveitamos para relembrar o nosso Júri Simulado, projeto pedagógico realizado pela Escola Santo Tomás de Aquino, que, neste ano, trouxe esse tema para o centro das discussões entre os estudantes, professores e autoridades. A atividade consiste na simulação do julgamento de um fato real, com metodologia similar à realizada nos tribunais do júri brasileiros, explorando conceitos e práticas do direito e do poder judiciário.

Para se prepararem para o Júri Simulado, os estudantes primeiramente tiveram acesso ao processo de denúncia criminal contra as empresas envolvidas no desastre e, a partir desses conhecimentos, se dividiram em grupos de promotoria e defesa. Para se aprofundarem nos aspectos jurídicos e legais envolvidos no caso, eles também participaram de um bate-papo com o Dr. Edmundo Dias – Procurador Geral da República do Ministério Público Federal – e com a Dr.ª Letícia Aleixo – advogada e representante das vítimas atingidas pelo rompimento da barragem.

Em visita realizada ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do poder judiciário e participar de uma prévia simulação de julgamento, com a orientação dos profissionais da própria instituição.

Para o professor de Sociologia Luiz Cláudio, responsável pela preparação dos alunos para a atividade, a utilização de simulações e trabalhos que incentivem o protagonismo juvenil favorecem a aprendizagem por meio de métodos interativos. “A proposta do Júri Simulado é vivenciar aspectos fundamentais da cidadania, como o direito de ampla defesa, o devido processo legal, a necessidade do inquérito durante a investigação de um crime. Noções básicas de direito constitucional, direito penal e direito processual penal também fazem parte da organização desse trabalho”, completou.

O Júri Simulado da ESTA foi realizado em setembro e contou com a mediação de um juíz titular e com o apoio da equipe do curso de Direito do IBMEC. Durante o julgamento, os estudantes representaram os advogados de defesa e acusação, os réus, as testemunhas e os jurados. O resultado é possível conferir no Instagram do Júri Simulado 2018, em cobertura realizada pelos próprios alunos da turma. Acesse: @jurisimuladoesta2018.

A seguir, confira as fotos do evento:

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Programa de Orientação Profissional (POP)

O Programa de Orientação Profissional da ESTA tem como objetivo auxiliar o aluno em sua trajetória profissional. Diversos profissionais com carreiras consolidadas e grandes experiências compartilham suas vivências, apresentam sua área de atuação e dão dicas de como um profissional de sucesso deve se capacitar para entrar no mercado de trabalho.

Fique por dentro

Horário de funcionamento

Neste mês, funcionaremos em horário especial: das 8h às 17h. Desejamos que nossos alunos e professores aproveitem o recesso para descansar e recarregar as energias para o segundo semestre.