Fique por dentro

Notícias

Responsabilidade social e formação docente

A valorização docente e o incentivo à formação continuada são princípios fundamentais na prática pedagógica da ESTA. Em plena vivência da chamada 4ª Revolução Industrial, os educadores são desafiados a promover a ressignificação do trabalho de educar.

Como ensinar às crianças e aos jovens competências empreendedoras, inovadoras e de cooperação, sem o domínio de tais habilidades?

Atenta à função social da escola na promoção de uma educação de qualidade e alinhada às demandas do mundo atual, a ESTA, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, vem expandindo a formação continuada de professores às escolas parceiras da rede pública e privada.

WhatsApp Image 2018-12-19 at 11.50.17

 

Neste ano, foram realizadas formações e atualizações em serviço com a Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho e com as Obras Pavonianas, em que os docentes levantaram questões e desafios próprios de cada escola, além de terem sido apresentadas metodologias de ensino, materiais, jogos e projetos educacionais.

Para a diretora pedagógica da ESTA, Cynthia Bueno, essa interação e a troca de experiências e de saberes foi extremamente enriquecedora, o que atesta os benefícios da parceria entre escolas públicas e privadas. “Trabalhar com educação e investir na carreira docente exige empenho e dedicação constantes. Por meio dessas ações de responsabilidade social, a ESTA reafirma a sua função de receber e compartilhar conhecimento”, completou Cynthia.

A supervisora da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, Inês Lima, considera que as formações contribuíram imensamente para o dia a dia dos professores e para a reflexão sobre as práticas pedagógicas. “Estamos inseridos na mesma comunidade e enquanto escola temos o mesmo objetivo, que é formar pessoas. Portanto, essa parceria enriquece muito o nosso trabalho, tanto de um lado quanto de outro”, concluiu.

Ao total, foram seis encontros formativos realizados ao longo de seis meses, envolvendo 30 educadores das instituições parceiras, além de professores, supervisores e coordenadores da ESTA. Para o próximo ano, o Núcleo de Responsabilidade Social da ESTA prevê novas iniciativas, reafirmando o seu compromisso e responsabilidade com a comunidade do entorno e com a sociedade.

 

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Visitas Técnicas

Visitas a Universidades com o intuito de apresentar aos alunos do Ensino Médio a logística, a metodologia, os trabalhos realizados, as áreas de atuação e os cursos disponíveis nestas Instituições de Ensino, que poderão dar continuidade à formação dos mesmos.

Fique por dentro

Horário de funcionamento

Neste mês, funcionaremos em horário especial: das 8h às 17h. Desejamos que nossos alunos e professores aproveitem o recesso para descansar e recarregar as energias para o segundo semestre.