Fique por dentro

Notícias

Monitoria Cidadã 

Após cinco meses de muito intercâmbio solidário, a Escola Santo Tomás de Aquino certificou os alunos participantes do projeto Monitoria Cidadã, durante um evento de confraternização. Trata-se de mais uma iniciativa do Núcleo de Responsabilidade Social, que possibilita a troca de saberes entre os alunos da 1ª série do ensino médio da ESTA e os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Professor José Mesquita – apoiada pelas Obras Pavonianas.

Um dos objetivos da Monitoria Cidadã é desenvolver o potencial de alunos de bom desempenho escolar, por meio da realização de monitorias de português, matemática e redação. O projeto possibilita que os estudantes da ESTA consolidem o aprendizado à medida que assumem o papel de monitores de alunos mais jovens, que, por sua vez, aprofundam o conhecimento dos conteúdos trabalhados. Essa parceria visa a preparar os estudantes da escola pública para o Programa Bom Aluno, promovido pelo Instituto Severino Balesteros, que apoia financeiramente o estudo de bons alunos, provenientes de famílias de baixa renda.

Juliana Guimarães Vaz supervisora pedagógica da E.E. Prof. José Mesquita, destacou que o projeto extrapola o objetivo meramente acadêmico e beneficia os alunos em outros aspectos. “Vimos uma melhora muito grande no desempenho dos alunos, tanto pedagogicamente – no conteúdo, nas disciplinas – quanto na postura, na forma de lidar e encarar as situações. É muita gratidão que temos por esse projeto e por todos os envolvidos”, concluiu.

Para o aluno Bernardo Guimarães, da 1ª série da ESTA, a Monitoria Cidadã superou as expectativas, positivamente.  “A gente chegou lá com o intuito de ensinar, mas aprendemos muita coisa também. Adorei a relação que nós criamos com os outros alunos, foi incrível, sensacional!”, afirmou.

Não é a primeira vez que a ESTA promove esse intercâmbio com a E.E. Prof. José Mesquita. Além da Monitoria Cidadã, as escolas já compartilharam outros momentos de troca de experiências e conhecimentos também entre os professores, sempre com o objetivo de transformar a sociedade por meio de uma educação que prepare cidadãos para os desafios e oportunidades da vida.

Confira as fotos.

 

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Grêmio Estudantil (GESTA)

O Grêmio Estudantil da ESTA (GESTA), órgão sem filiação política-partidária ou religiosa, sem fins lucrativos, livre e independente de órgãos públicos e governamentais, é o órgão máximo de representação dos estudantes da Escola Santo Tomás de Aquino. O GESTA tem como objetivos principais oferecer aos alunos serviços que facilitem o desempenho e a complementação dos … leia mais

Fique por dentro

Nota de esclarecimento: Desafio da Rasteira

nota-esclarecimento

Nesta semana, está viralizando nas mídias sociais e no whatsapp alguns vídeos relacionados ao “desafio da rasteira”, uma “brincadeira” irresponsável e perigosa difundida entre adolescentes de algumas escolas, colocando em risco a integridade física e até mesmo a vida dos jovens envolvidos. Confira o posicionamento da ESTA sobre esse tipo de atitude. leia mais