Home > Ensino > Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Vertentes: Formação Humana e Integral, Habilidades Cognitivas e Socioemocionais, Tecnologia, Esportes, Responsabilidade Social, Valores, Formação de Professores e Projeto de Vida.

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio a proposta pedagógica da Escola Santo Tomás de Aquino tem como alicerce o processo contínuo de desenvolvimento integral do ser humano que garanta escolhas autônomas, alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social. Para além das competências cognitivas temos abordagens assertivas e inovadoras para o fortalecimento das competências socioemocionais como a autoestima, a perseverança, a responsabilidade, a sociabilidade, a consciência e a autonomia.

Os nossos princípios básicos são:

1- Formação Integral do aluno à luz dos valores cristãos de solidariedade e respeito ao próximo, buscando o desenvolvimento de cidadãos responsáveis, críticos, autônomos, éticos, aptos para prosseguir na vida em ambientes de trabalho cooperativos e colaborativos.

2- A parceria família e escola é o elo fundamental para a formação do indivíduo. Valorizamos a presença dos pais na Escola por meio de projetos, atividades e eventos de integração.

3- O entendimento da educação como processo humano e contínuo. Cada aluno é único e tem sua história de vida, suas peculiaridades e especificidades.

4- Uma educação para a autonomia, incentivando o protagonismo do aluno que assume com responsabilidade suas escolhas e ações.

5- A qualidade pedagógica e a atuação constante da direção, coordenação e corpo docente promovendo a otimização do processo ensino-aprendizagem com objetivos claros, coerentes e consistentes.

6- As novas tecnologias como ferramenta importante para aprimorar a prática pedagógica e que garanta a comunicação efetiva entre família e escola de forma segura.

7- A ESTA valoriza as atividades físicas para além das habilidades motoras e dos fundamentos do Esporte, desenvolvendo em nossos alunos habilidades e competências como, desempenho, ética, disciplina, persistência, superação, eficiência, satisfação e trabalho em equipe.

8- A responsabilidade social é desenvolvida através de vivências e convivências com as diferentes realidades sociais que permitem que nossos alunos sejam agentes transformadores da sociedade.

9- A valorização e a formação continuada dos nossos professores que permite oferecer um ensino de qualidade, com profissionais capacitados, atentos às demandas da contemporaneidade.

10- A consolidação das habilidades e competências dos nossos alunos para terem sucesso naquilo que se propuserem / decidirem como Projeto de Vida, permitindo- lhes prosseguir nos estudos nas melhores universidades do país e do mundo. Para isso, as práticas pedagógicas adotadas prezam metodologias pautadas na relação entre teoria e prática que desenvolvam a sensibilidade quanto aos problemas sociais, ambientais, econômicos e que busquem a preparação para o mercado de trabalho.

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Plantões de Apoio

Plantões com a duração de uma hora, uma vez por semana, nas disciplinas de Física, Química e Matemática. Os plantonistas (estagiários estudantes do Ensino Superior) acompanham os alunos na execução de atividades e sanam suas dúvidas, melhorando o desempenho destes em sala de aula e a compreensão do conteúdo aprendido.

Fique por dentro

Confira os melhores momentos da 64ª Mostra de Arte e Ciências

MAC_2019 (62)

A Mostra de Arte e Ciências de 2019 trouxe o tema “Tradição e Inovação” em uma rica programação artística, cultural, científica e tecnológica. leia mais