Fique por dentro

Notícias

Projeto “Mudança de Atitude”

Neste ano, a ESTA inaugura um importante projeto de responsabilidade socioambiental, intitulado “Mudança de Atitude”. Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolve as áreas de Ciências, Matemática, Português, Artes e Responsabilidade Social, baseado nos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, e que visa à implantação da coleta seletiva e à diminuição do volume de resíduos gerados na ESTA. Além disso, o projeto traz consigo outros objetivos, que extrapolam o ambiente escolar, visando a desenvolver nos alunos um novo olhar sobre o mundo, para que reflitam de forma ética sobre as questões socioambientais e possam propor soluções pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.

coleta_seletiva (26)A primeira etapa do projeto foi iniciada com os alunos do 2º ano EFI, com a realização de uma pesquisa sobre os diversos tipos de materiais – plástico, vidro, metal, papel e madeira – a fim de identificar quais resíduos eram mais encontrados nas salas de aula e qual o impacto deles para o meio ambiente. A partir dessa descoberta, um desafio sustentável foi proposto para todas as turmas do Ensino Fundamental I: gerar a menor quantidade possível de resíduos, campanha denominada “Quanto menos, melhor”. Para isso, cada sala ganhou três novas lixeiras, destinadas à separação do lixo seco reciclável, do lixo orgânico e do lixo não reciclável.

Diariamente, auxiliados pela coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, os alunos do 2º ano fizeram o recolhimento e a pesagem dos resíduos gerados em cada sala e realizaram o comparativo do volume acumulado. Por meio dessa metodologia, os alunos conseguiram observar o que e quanto foi descartado nas lixeiras e constataram que, após um mês, o volume de resíduos gerados foi reduzido significativamente em quase todas as turmas.

 

 

coleta_seletiva

O projeto “Mudança de Atitude” irá perpassar por todos os segmentos da escola e, a próxima etapa será conduzida pelos alunos do 3º ano do EFI. Para marcar a transição do projeto, os alunos do 2º ano se reuniram com as turmas do 3º ano e compartilharam os trabalhos realizados e os resultados conquistados nesta primeira etapa, a fim de conscientizar seus sucessores sobre a importância da continuidade das ações.

Na próxima etapa do projeto está prevista a premiação da turma vencedora da campanha “Quanto menos, melhor”, a ampliação da coleta seletiva para toda a escola, a sensibilização dos alunos da Educação Infantil e de uma escola pública do entorno, além da construção de jogos sustentáveis, produzidos com material reciclado.

Mais informações sobre o projeto “Mudança de Atitude”, em breve.

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Tecnologia

Na ESTA, as novas tecnologias chegam para aprimorar a prática pedagógica e também propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidade no saber-fazer. A iniciação tecnológica começa no Ensino Fundamental com a parceria da LEGO EDUCATION. Atenta ao uso cada maior da tecnologia digital, internet e redes sociais, a ESTA prepara seus alunos para utilizarem de forma segura … leia mais

Fique por dentro

ESTA implanta ferramentas Google for Education

google-for-education (2)

Iniciativa tem como objetivo principal aumentar o trabalho colaborativo e facilitar ainda mais o desenvolvimento das atividades pedagógicas, através de ferramentas tecnológicas diferenciadas e inovadoras. leia mais