Home > A Escola > Valores e Princípios

Valores e Princípios

A Escola Santo Tomás de Aquino foi fundada ,em 1953, por Maria Terezinha Campos Machado e Maria Sylvia Castro Alvim. Sem se deixarem intimidar pela frágil expressividade feminina na sociedade da época e imbuídas de coragem e audácia, essas conseguiram, com o apoio inestimável do então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio Santos Cabral, edificar a escola que viria a ser uma das grandes referências pedagógicas na cidade.

O sonho de proporcionar uma educação de qualidade inspirada em Santo Tomás de Aquino, unindo razão, fé cristã e valores éticos começou a se tornar realidade quando foram abertas as inscrições para os cursos Infantil e Primário na primeira sede da escola, que funcionava na Rua dos Guajajaras. Pouco tempo depois, em 1959, a sede foi transferida para a Rua dos Timbiras e finalmente, em 1978, para a sede atual, tornando-se uma referência no também recente bairro São Bento. Inaugurava-se a bela sede projetada pelo arquiteto Glen Hodgson e renovava-se o ideal de escola enquanto lugar de convergência e conciliação, protagonista na busca do crescimento social.

Em 1996, a ousadia novamente se fez presente com a inauguração do Ensino Médio da ESTA, visando dar continuidade à formação dos alunos com a mesma qualidade pedagógica e respeito pela individualidade dos mesmos – mais uma das transformações e adaptações às exigências dos novos tempos.

Já são quase 60 anos de uma história de sucesso, agora direcionada por Maria Zélia Machado Rabelo Guelman, atenta às novas demandas trazidas por uma sociedade global, carente de valores sólidos de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social – direcionadores na caminhada da ESTA de “educar para a vida”.

MISSÃO

Promover uma educação que respeita a individualidade e que desenvolva no aluno a autonomia, o autoconhecimento, a consciência ética, à luz dos valores cristãos, fortalecendo sua capacidade de inter-relação pessoal e de inserção na sociedade.

VALORES

Nossos princípios são pautados na família, nos valores cristãos, na disciplina, na justiça, na solidariedade e no respeito ao próximo, na sustentabilidade e na responsabilidade social.

ACOMPANHE TAMBÉM

Atividades/Projetos

Bullying

A lei que instituiu o Programa de Combate à intimidação sistemática,  Bullying, entrou em vigor em fevereiro de 2016. Essa Lei tem uma grande importância social e é focada em pautar o debate na sociedade sobre o tema, trazendo reflexos nas mais diversas áreas, principalmente na Educação. Na ESTA trabalhamos com a prevenção ao Bullying … leia mais

Fique por dentro

Reserve o seu escaninho

Reserve aqui o seu escaninho. leia mais